Pesquisa Datafolha assusta líderes bolsonaristas

Nesta quinta-feira (26), o Datafolha divulgou uma pesquisa que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 21 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e acendeu um sinal vermelho entre integrantes da campanha governista, que tentam desqualificar a pesquisa. A informação é do G1.
Integrantes do Centrão já demonstravam preocupação com o agravamento do quadro econômico e com o comportamento do presidente Jair Bolsonaro em atacar o Supremo Tribunal Federal, ameaçar o resultado das eleições e criticar a Petrobras.
Considerados somente os votos válidos, Lula aparece com 54% dos votos contra 30% de Bolsonaro. Neste cenário, se a eleição fosse hoje, o petista venceria no primeiro turno.
Segundo a pesquisa, Lula consolidou sua vantagem no Nordeste, onde aparece com 62%, contra 17% de Bolsonaro. Vantagem também vista entre eleitores desempregados (57% a 16%) e entre os que recebem o Auxílio Brasil (59% contra 20%).
Segundo o Datafolha, 54% dizem de jeito nenhum votar em Bolsonaro, contra 33% de Lula. “O grande problema passou a ser essa rejeição proibitiva”, afirmou um bolsonarista. “É preciso reconhecer os recados da pesquisa”, palavras também ditas por um integrante da campanha de Bolsonaro.