Pesquisa diz que idosos conservadores são os maiores difusores de fake news no Facebook
Do Uol
Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Princeton, em Nova Jersey, e Universidade de New York, nos EUA, concluiu que usuários de Facebook com mais de 65 anos estão mais propensos a compartilhar notícias falsas na rede social. E, dentro desse grupo, esse comportamento foi mais notável entre aqueles que se consideram conservadores.
A pesquisa foi publicada na revista Sciences Advances e reuniu cerca de 3.500 pessoas, das quais 1.200 concordaram em ceder dados de seus perfis no Facebook durante a corrida eleitoral pela presidência dos EUA, em 2016. A ideia era analisar se essas pessoas compartilharam links de sites que figuram em listas de páginas conhecidas por difundirem notícias falsas.
Dentre as pessoas analisadas, 8,5% compartilhou pelo menos um link desses sites. Separando por faixa etária, no entanto, 11% dos participantes com mais de 65 anos acabaram compartilhando uma notícia falsa no período, contra 3% dos usuários entre 18 e 29 anos.
Em número de textos, o grupo mais velho chegou a compartilhar até sete vezes mais artigos falsos do que o grupo mais jovem analisado e o dobro das pessoas entre 45 e 65 que participaram da pesquisa.
Dividindo os participantes entre republicanos e democratas, 18% dos republicanos compartilharam algum tipo de notícia falsa, contra 4% dos democratas.
(…)