Pesquisa interna do PL mostra que Lula venceria Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

Nesta sexta-feira (2), o comando do Partido Liberal recebeu os resultados de uma pesquisa nacional conduzida pela Paraná Pesquisas. Realizada na segunda quinzena de janeiro, o levantamento abrangeu participantes de todos os estados brasileiros, sendo a Paraná Pesquisas o instituto de preferência do partido liderado por Bolsonaro.
A pesquisa aborda diversos aspectos, incluindo uma análise do cenário eleitoral para presidente, mesmo considerando as eleições previstas para 2026. De acordo com o jornal O Globo, em um cenário hipotético de segundo turno, a pesquisa confrontou os principais candidatos, incluindo Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lula seria vitorioso sobre Bolsonaro por uma margem estreita, refletindo um empate técnico de 44% a 42%, mesmo considerando a inelegibilidade deste último. Além disso, Lula venceria com uma margem mais ampla sobre Michelle (45% a 38%) e Tarcísio de Freitas (56% a 35%). Apesar do desempenho inferior do governador paulista, sua rejeição é comparativamente menor que a de Bolsonaro e Michelle.
A pesquisa também destaca a eficácia do discurso bolsonarista nas redes sociais. Por exemplo, apesar da queda da inflação no ano anterior, 48% dos brasileiros entrevistados acreditam que os preços nos supermercados aumentaram em 2023, evidenciando a influência das narrativas disseminadas nas mídias sociais.