Apoie o DCM

Mais da metade dos brasileiros rejeita militares no governo e na política, diz pesquisa

Bolsonaro se diverte com militares do Exército – Foto: Sérgio Lima/AFP

Pesquisa PoderData divulgada nesta sexta (20) revela que 52% dos brasileiros consideram a presença de militares na política “ruim” para o Brasil. O novo levantamento registra 7 pontos percentuais a mais em relação ao anterior, feito no final de abril.

A proporção dos que consideram positiva a participação das Forças Armadas caiu de 35% para 32%. É a primeira vez na pesquisa que mais da metade dos brasileiros reprova militares no governo e na política.

Governos do PT ajudaram Forças Armadas a ganharem protagonismo na política

As administrações de Lula e Dilma ajudaram as Forças Armadas a ganharem protagonismo na política. Quem diz isso é um estudo feito pelos professores Juliano Cortinhas (Universidade de Brasília) e Marina Vitelli (Universidade Federal de São Paulo). Eles publicaram um artigo sobre o tema na Revista Brasileira de Estudos e Defesa.

O estudo diz que os governos PT permitiram o crescimento da militarização do Ministério da Defesa. A dupla enxerga que o partido perdeu uma oportunidade de ter um controle civil maior sobre os militares. Isto porque eles acreditam que não houve fortalecimento de hierarquia civil sobre as Forças Armadas. O que acabou contribuindo para que eles assumissem protagonismo político nos últimos anos. Os dois maiores exemplos são nas gestões de Temer e Bolsonaro.

Militares no poder e a responsabilidade de Lula e Dilma

Os professores explicam o motivo do crescimento de militares no poder. “Ao longo dos anos do PT, o ministério foi militarizado, com a entrada de mais militares em termos percentuais do que civis. Com isso, os militares controlam todo o processo de construção da política de Defesa do Brasil, o que é inadequado”, explicou Cortinhas para reportagem da BBC News Brasil.

Leia mais:

1 – Com eliminação do Fluminense, quem são os brasileiros vivos na Libertadores

2 – VÍDEO: “Vai pro inferno”, diz juiz a advogado em audiência

3 – Brasil enviará missão humanitária ao Haiti