Pesquisa revela potencial da casca de romã no tratamento de feridas cutâneas

Em estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas identificou que extratos obtidos da casca de romã apresentam ação antimicrobiana contra microrganismos associados a feridas cutâneas. Os resultados indicam inibição de bactérias como Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, patógeno conhecido pela alta resistência a tratamentos.
A pesquisa contou com apoio da FAPESP e foi coordenada pelo pesquisador Mauricio Ariel Rostagno. O trabalho foi dividido em quatro etapas, começando pela análise da atividade antimicrobiana de extratos obtidos de 11 resíduos da indústria alimentícia, incluindo cascas de frutas, folhas, sementes e subprodutos do café.
Segundo os pesquisadores, os resultados abrem caminho para o desenvolvimento de novos materiais voltados ao tratamento de feridas, como curativos com propriedades antimicrobianas. O estudo integra investigações sobre o reaproveitamento de resíduos vegetais para aplicações na área da saúde.
