Apoie o DCM

Pesquisador gaúcho recebe prêmio internacional de saúde por pesquisa sobre Covid

O epidemiologista gaúcho Pedro Hallal. Foto: reprodução

O epidemiologista gaúcho, Pedro Hallal, foi laureado pela Associação Americana de Saúde Pública, em Atlanta, Estados Unidos, com o prestigioso prêmio David P. Rall Award for Advocacy in Public Health (“Prêmio por Defesa da Saúde Pública”, em tradução para o português). A distinção reconhece cientistas por sua contribuição à saúde pública por meio da defesa e promoção da ciência.

Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi reconhecido por liderar o estudo sobre a Evolução da Prevalência de Covid-19 (Epicovid), um trabalho fundamental no mapeamento da propagação do coronavírus no país durante um dos momentos mais críticos da crise sanitária.

O epidemiologista expressou sua satisfação com o reconhecimento: “Esse prêmio mostra que a ciência valoriza quem permaneceu fiel à verdade durante toda a pandemia.”

Ao receber o prêmio, Hallal enfatizou ser “de um país que enfrentou uma mortalidade acumulada por covid-19 quatro vezes maior que a média mundial” e dedicou a homenagem às famílias afetadas pela doença.

Com planos ambiciosos, em dezembro, Hallal lançará o Epicovid 2.0, uma iniciativa dedicada a investigar os impactos pós-covid na vida da população brasileira, trazendo uma visão crucial para compreender os desdobramentos da pandemia.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link