Pesquisadora alemã e piloto morrem em queda de avião em MS

A pesquisadora alemã Lydia Theresia Mocklinghoff e o piloto Henrique Martin morreram na queda de um avião de pequeno porte em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (03). A aeronave decolou por volta das 6h40 do Aeroporto Santa Maria e caiu poucos minutos depois em uma área de mata a menos de 1 km da pista. Com informações de Metrópoles.
Lydia integrava uma equipe internacional que desenvolvia o projeto Monitoramento Audiovisual da Diversidade do Pantanal, voltado ao estudo da fauna e da biodiversidade do bioma. A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Mato Grosso em cooperação com a Universidade de Bonn, na Alemanha, recebeu autorização em 2021 para coletar material biológico na região. O grupo também tinha dois pesquisadores alemães e cinco búlgaros.
Henrique pilotava um Embraer EMB-810, de matrícula PT-WYQ, usado em operações de táxi aéreo. A Agência Nacional de Aviação Civil apontava a aeronave como regular. A principal hipótese investigada é que o piloto tentava retornar ao aeroporto ou fazer um pouso de emergência quando ocorreu a queda; os órgãos responsáveis pela aviação vão apurar as circunstâncias do acidente.
