Pesquisadores tentam decifrar língua das baleias para ‘possível’ conversa com ETs; entenda

Pesquisadores estão tentando decifrar a linguagem das baleias para potencialmente preparar uma conversa com alienígenas. Durante uma tentativa de interação com baleias jubarte no Alasca, uma delas se separou do grupo e pareceu responder a sons emitidos por humanos. Essa troca intrigou especialistas do Instituto Busca por Inteligência Extraterrestre (Seti), que veem semelhanças entre a comunicação dos animais e possíveis idiomas alienígenas.
Brenda McCowan, do Seti, descreveu uma interação de cerca de 20 minutos com uma baleia chamada Twain, onde os sons emitidos pelos humanos foram sincronizados com os da baleia: “Se ela esperava dez segundos, eu também esperava dez. Acabamos nos sintonizando. Fizemos isso 36 vezes ao longo de um período de 20 minutos”, disse a pesquisadora.
Outros estudiosos vão além e observam que as baleias jovens podem até ter nomes e dialetos regionais, demonstrando uma sofisticação na comunicação.
No entanto, ainda segundo os pesquisadores, vale ressaltar que o “baleiês” estudado ainda é muito incipiente, e a resposta de alguns animais estudados ainda permanece uma incógnita: “Um grande desafio para nós é classificar esses sinais e determinar o contexto deles, para que então possamos compreender o significado”, explicou outro pesquisador.
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link