Petistas acreditam que Bolsonaro tenha alcançado seu teto no 1º turno

Foto: Divulgação
Petistas avaliam que Jair Bolsonaro (PL) já atingiu seu teto de votos no primeiro turno e apostam na vitória de Lula (PL) no segundo turno das eleições deste ano. De acordo com o cálculo de integrantes do PT, Bolsonaro não teria mais para onde crescer, pois já teria sido beneficiado pelo “voto útil” no primeiro turno do pleito. A informação é do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.
O movimento pelo voto útil em Lula acabaria tendo tido efeito contrário, e levou eleitores que tinham Bolsonaro como segunda opção a anteciparem o voto para o primeiro turno. Assim, todas pessoas que votam no atual presidente seriam, em linhas gerais, as que votaram no dia 2 de outubro.
No primeiro turno, Lula teve 48,43% dos votos válidos, e venceu com diferença de cerca de 6 milhões de votos em relação a Bolsonaro (43,20%), o equivalente a pouco mais de seis pontos percentuais.
Os aliados do ex-presidente petista também apostam que ele teria mais espaço que o atual mandatário para avançar no segundo turno e levar a disputa. Deve-se levar em conta os apoios que Lula tem recebido de ex-candidatos a presidência, como Ciro Gomes e Simone Tebet, e como esses votos irão convergir.