Apoie o DCM

PF confirma ataque hacker a sistemas do governo e abre investigação

Prédio dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento. Foto: Pedro França/Agência Senado

Nesta quinta (25), a Polícia Federal confirmou e afirmou que está investigando o ataque hacker a sistemas do governo. A invasão afetou nove ministérios e dois órgãos, cujos funcionários receberam um e-mail que falava sobre “incidente cibernético”.

Em nota, a PF disse que “apenas sistemas administrativos” foram afetados. “Informações preliminares apontam que o ataque atingiu apenas sistemas administrativos, está controlado e que o MGI possuía cópia dos sistemas atingidos, de modo a garantir o reestabelecimento dos serviços”, diz a corporação.

No total, nove pastas foram afetadas: Gestão, Fazenda, Povos Indígenas, Planejamento e Orçamento, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Previdência Social, Igualdade Racial e das Mulheres. A Casa da Moeda e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) também foram alvos do ataque hacker.

A invasão ocorreu na noite da última terça (23) e o MGI acionou a corporação na quarta (24). Técnicos da pasta têm trocado informações com a PF e a Diretoria de Crimes Cibernéticos, divisão especializada na apuração de crimes de alta tecnologia, será responsável pelo inquérito.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link