Apoie o DCM

PF faz maior apreensão de madeira ilegal da história na Amazônia

Do Globo:

PF faz maior apreensão de madeira da história na Amazônia, entre o Pará e o Amazonas. Ao todo, mais de 131 mil metros cúbicos da madeira foram apreendidos nos últimos dias Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal divulgou nesta segunda-feira o que ela classificou como a maior apreensão de madeira ilegal da história. A apreensão se deu em uma área na divisa dos estados do Pará e Amazonas. Ao todo foram apreendidos 131 mil metros cúbicos de toras de madeira, o equivalente para encher 6.243 caminhões. A carga está avaliada em pelo menos R$ 55 milhões.

A apreensão faz parte da operação Handroanthus GLO, uma alusão ao nome científico do ipê, uma das árvores mais cobiçadas da Amazônia, e da missão de garantia da lei e da ordem que está em vigor na Amazônia desde o primeiro semestre deste ano. As toras foram encontradas em uma área entre os rios Mamuru e Arapiuns, no Pará.

A PF localizou as toras tanto em pátios improvisados no meio da mata quanto na beira do rio. Os policiais também localizaram caminhões e balsas que eram usados para transportar o material. Segundo a PF, a operação conseguiu parar 10 balsas e quatro empurradores que eram usados para transportar a madeira pelos rios da região. (…)