Apoie o DCM

PF investiga por que vietnamitas estão chegando em massa ao Brasil

Grupo de vietnamitas no aeroporto de Guarulhos, SP. (Foto: Reprodução)

A expressiva chegada de cidadãos vietnamitas ao Brasil, especialmente no último final de semana, tem acionado alertas entre as autoridades. Com 189 imigrantes desembarcando em São Paulo, a suspeita recai sobre redes de coiotes e contrabando de migrantes por trás desse movimento.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, 150 vietnamitas, 28 indianos e 5 ganeses, totalizando 358 migrantes, chegaram sem vistos para o Brasil. A maioria busca refúgio, revelando um possível padrão de imigrantes da Ásia, orientados por coiotes, que veem o Brasil como porta de entrada para as Américas, visando uma rota em direção aos Estados Unidos.

O que chama atenção é o volume massivo de vietnamitas, que até agora era inexpressivo. Esse aumento súbito, somado ao número crescente de nepaleses e outros, pode indicar que as redes de coiote estão utilizando a política brasileira “de portas abertas” para iniciar rotas por terra até a fronteira dos EUA com o México, colocando os migrantes em situações de vulnerabilidade.

A Polícia Federal (PF) está investigando o possível envolvimento de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Conare, ampliou a capacidade de atendimento em Guarulhos, mas a permanência prolongada dos migrantes na área restrita despertou preocupações da Defensoria Pública da União (DPU), que recomendou a admissão imediata no Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link