Apoie o DCM

PF realiza mandados de busca e apreensão contra suspeitos de hackear ConecteSUS

Hackers derrubam conectSUS e outros sites do Ministério da Saúde, PF investiga o caso
Mensagem deixada pelos hackers no site do ConecteSUS
Foto: Reprodução

Em dezembro de 2021, hackers invadiram e derrubaram os sistemas digitais do Ministério da Sáude, inclusive o site ConecteSUS, que saiu do ar. Já na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na investigação contra os suspeitos do ataque.

Quando acessado na época, o site mostrava uma mensagem aos usuários em que os hackers apontavam a posse de 50 TB de dados e pediam que os constatassem para o recordo do conteúdo.

“Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluidos. 50TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram retorno dos dados”, constou a mensagem.

A operação Dark Cloud busca avançar na investigação que tem como alvo “uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”, afirmou a PF.

Os mandados do órgão serão feitos na Paraíba, em Minas Gerais, no Paraná e em Santa Catarina. Os crimes apurados são:Organização criminosa, invasão de dispositivo informático, corrupção de menores e lavagem de capitais.

O grupo promoveu ataques também contra sistemas da CGU (Controladoria-Geral da União), Ministério da Economia, Enap (Escola Nacional de Administração Pública), ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre outros.

Os hackers também invadiram sistemas de empresas privadas como a Localiza Rent a Car, à Sociedade Independente de Comunicação, canal televisivo privado em Portugal, e à empresa norte-americana Electronic Arts.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link