PGR atribui a Moreira Franco mesmo crime que Palocci diz que Dilma cometeu

 

Do Valor:

Na denúncia contra o presidente Michel Temer, a Procuradoria-Geral da República sustenta que o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) favoreceu a Odebrecht na concessão do aeroporto do Galeão, no Rio. Em troca, ele teria recebido R$ 4 milhões da empreiteira, valor que, segundo o documento, foi entregue ao também ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).

O mesmo enredo de favorecimento da Odebrecht nessa concessão, porém, foi usado pelo ex-ministro Antônio Palocci na semana passada contra a ex-presidente Dilma Rousseff, ambos do PT. Palocci, que tenta fazer acordo de delação, prestou depoimento ao juiz federal Sergio Moro.

No documento da PGR entregue nesta quinta-feira (14), a narrativa começa em 2013, quando sai a primeira versão do edital da segunda rodada de concessões de aeroportos. A PGR sustenta que existiam dois itens que eram questionados por alguns concorrentes, mas que a Odebrecht tinha muito interesse em manter.

O primeiro item era a necessidade de que a empresa vencedora estivesse associada a um operador de aeroportos com pelo menos 35 milhões de passageiros por ano. O segundo era o impedimento de participação no certame de empresas vencedoras da rodada anterior.

Conforme a denúncia, executivos da Odebrecht foram recebidos por Moreira Franco, na época ministro da Aviação Civil, para tratar desses assuntos. E obtiveram sucesso nas reivindicações. As cláusulas do edital foram mantidas. A Odebrecht disputou e conquistou a concessão do Galeão.

A PGR afirma que “essas questões deixam translúcida a relação promíscua entre o público e o privado, revelando um verdadeiro escambo por parte de Moreira Franco com a coisa pública”. Sustenta que ele recebia representantes das empresas em seu gabinete, “demonstrando todo o seu poderio em beneficiá-las em razão do cargo que ocupava”, e então “solicitava vantagem indevida a pretexto de contribuição de campanha”.

Foi dessa forma que teria pedido e recebido R$ 4 milhões da Odebrecht. A pessoa designada para receber o dinheiro, diz a PGR, foi Eliseu Padilha.

(…)

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Concurseiros desinformados vão aos locais onde fariam as provas do CNU

No domingo (5), candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos concursos", foram…

13 minutos ago

Bolsonaristas acusam Madonna de satanismo após show em Copacabana (RJ)

O show de Madonna neste sábado (4) na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro,…

26 minutos ago

FAB usa avião não tripulado para ajudar nos resgates do Rio Grande do Sul

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou neste domingo (5) o uso de um avião não…

38 minutos ago

Justiça quer bloquear de créditos de Dinei, ex-Corinthians, em sites de apostas

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio das contas bancárias do ex-jogador Dinei, ídolo…

46 minutos ago

Governo Netanyahu suspende transmissão da Al-Jazeera em Israel

A transmissão televisiva da Al-Jazeera em Israel foi interrompida no domingo (5), após o governo…

2 horas ago

VÍDEO – Pastor defende que fiéis deem surras em crianças: “Tem que sentir o negócio”

Cleomar Borges, pastor da igreja Tabernáculo da Fé, de Campinas (SP), viralizou nas redes sociais…

2 horas ago