PGR pede ao STJ que investigue governador do AM e prefeitura de Manaus por falta de oxigênio

Do UOL:
O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou hoje a abertura de inquérito no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para apurar eventual omissão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e da prefeitura de Manaus, comandada pelo recém-empossado David Almeida (Avante), na crise que levou ao colapso do sistema de saúde, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de oxigênio para pacientes com covid-19.
Aras afirmou que levou em consideração o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que cabe à União, aos estados e aos municípios atuarem em conjunto no combate à pandemia. Apesar disso, o PGR não vai investigar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o PGR apenas pediu informações sobre o cumprimento das medidas que são de competência da pasta. Para investigar o governo federal, Aras precisaria abrir um inquérito no STF.
Com a explosão de casos de coronavírus nas últimas semanas, o Amazonas enfrenta superlotação de hospitais e falta de insumos, principalmente de cilindros de oxigênio. A maior dificuldade é logística, já que esses produtos precisam de condições especiais para serem armazenados e transportados, e a produção local já não é mais capaz de suprir a demanda.
(…)
Leia também: Instituto Brasil-China entregará em Manaus 1.700 cilindros de oxigênio
Leia também: Indústria química diz país que tem oxigênio suficiente e que problema é de logística