PGR pede arquivamento de investigação contra Bolsonaro por interferência na PF

Foto: Reprodução
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento de inquérito que investiga suposta interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal. A vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, alega que não há motivo para apresentar denúncia contra o presidente no caso. A informação é do portal UOL.
A investigação foi instaurada em 2020 após acusação de Sergio Moro, que disse que o chefe do Executivo o pressionou para substituir o diretor-geral da corporação, Maurício Valeixo.
Na manifestação à Corte, a PGR diz que não dá para atribuir ao presidente ou ao seu ex-ministro os crimes investigados com base nas provas colhidas. Moro também foi alvo do inquérito por possível crime de calúnia e denunciação caluniosa.
“Os fatos foram exaustivamente apreciados e deles não se extrai lastro probatório mínimo quanto a possíveis materialidades e autorias delitivas. Outrossim, não se vislumbra qualquer outra diligência adicional que possa complementar o arcabouço já existente, que, ao contrário, revela-se suficiente, neste momento, para um juízo de atipicidade das condutas e de ausência de justa causa para a persecução penal em juízo”, afirmou a procuradoria.
O pedido tem 142 páginas e foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) faltando menos de duas semanas para o primeiro turno das eleições.