Apoie o DCM

PGR defende quebra de sigilos de assessor de Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro na Câmara
Eduardo Bolsonaro. Foto: Agência Câmara

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu ao STF a manutenção das quebras de sigilo telefônico e telemático de Carlos Eduardo Guimarães, assessor de Eduardo Bolsonaro. Apontado como integrante do “gabinete do ódio” do Planalto, Guimarães entrou na mira da CPI.

A defesa do assessor alegava que o requerimento aprovado pelo colegiado de senadores não havia indicado o suposto crime por ele praticado e não haveria relação temática entre os fatos atribuídos a Guimarães e o objeto da CPI da Pandemia.

O colegiado aprovou a quebra de sigilo de dados a partir de abril de 2020. Em julho, as operadoras Claro e Vivo enviaram à comissão parlamentar dados dos sigilos telefônicos de Guimarães. Com informações da Veja.

Leia também:

1; China endurece negociação de carne brasileira e deixa autoridades e produtores perplexos

2; Familiares pedem respeito por vítimas de Covid-19 e entregam lenço branco a senadores na CPI

3; “CPI parou o genocídio”: senadores celebram vitórias e dizem que comissão “não acabou em pizza”

O que diz Aras

Para Aras, no entanto, a CPI apontou “a contento” indícios da conexão do assessor de Eduardo Bolsonaro com os fatos investigados.

“Não se pode exigir da comissão parlamentar, neste momento de investigação preliminar, a apresentação de provas mais robustas acerca do envolvimento da impetrante com os fatos sob apuração, até porque essa exigência revela-se incompatível com essa fase investigativa”, escreveu o chefe da PGR ao STF.

Aras ainda se posicionou pela manutenção do sigilo de dados que sejam “alheios ao objeto da investigação”, mas considerou ser incabível supor que os conteúdos das quebras serão “divulgados indiscriminadamente” por membros da CPI.

“Não se pode supor, a partir de ilações e sem suporte fático probatório mínimo, que os dados sigilosos obtidos serão divulgados indiscriminadamente e que não receberão o tratamento adequado pela autoridade que o requisita”, afirmou o procurador-geral.