Apoie o DCM

Piadas de Bolsonaro são alvo de revolta entre japoneses

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz piada com turista japonês ao passar pelo aeroporto de Manaus (AM) a caminho de Dallas (EUA) – Reprodução

Reportagem de Rafael Balago na Folha de S.Paulo informa que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que compararam o Japão e os japoneses a coisas pequenas geraram revolta e risadas entre descendentes do país que vivem em São Paulo. No dia 15 de maio, Bolsonaro foi abordado por um rapaz estrangeiro de feição asiática no aeroporto de Manaus. Ao posar para fotos, Bolsonaro fez um gesto com a mão e disse “tudo pequenininho aí?”

De acordo com a publicação, nove dias depois, na sexta-feira (24), o presidente voltou a repetir a comparação, ao falar sobre a reforma da Previdência. “Se for uma reforma de japonês, ele vai embora. Lá [no Japão], tudo é miniatura”, declarou o presidente, em Petrolina, Pernambuco. Procurados pela Folha, representantes da comunidade japonesa em São Paulo se dividiram sobre as declarações: alguns se mostraram revoltados, enquanto outros preferiram reagir com bom humor.

“Não sei se ele disse isso em relação à estatura ou a outra coisa. Se foi por relação a órgão sexual, foi infeliz essa colocação. É muito revoltante. Vindo de um presidente, é muito condenável. A gente não deve ficar inerte a esse tipo de comentário”, disse Raul Takaki, diretor do jornal Nikkei Shibum, publicado em japonês e distribuído em São Paulo, completa a Folha.