Apoie o DCM

Pichações racistas na Unicamp foram feitas por ex-aluno, diz reitoria

Segundo publicou o Estadão, a Polícia Civil de Campinas localizou nesta sexta-feira, 17, o suspeito de pichar símbolos nazistas e ameaças de ataques na Unicamp. Ele foi identificado após imagens do circuito de segurança serem divulgadas, sendo levado para prestar depoimento na delegacia.

As pichações apareceram em rapartições da universidade, caso da Biblioteca Central e do Instituto de Geociência (IG), nesta semana. Foram feitos desenhos e escritas mensagens em paredes e computadores, mas câmeras de vídeos registraram a ação em uma sala da biblioteca.

Para escrever foi usado um pincel atômico, que é um tipo de caneta com letra mais grossa. De acordo com a Unicamp, o autor é ex-aluno, tem 30 anos, ingressou em três cursos da Universidade (Estatística, Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia da Computação), mas não concluiu nenhum.

(…)

O ex-aluno passou por testes de grafologia nesta sexta-feira na Polícia Civil. Após ser ouvido no 7.º Distrito Policial, ele escreveu frases iguais às que foram pichadas para que a perícia possa confirmar a autoria. Ele pode responder pelos crimes de dano ao patrimônio e ameaça.

Em depoimento, ele negou ter feito desenhos nazistas e deixado mensagens em que fala também sobre realizar um massacre na universidade. A polícia apurou que ele nunca trabalhou e mora com a mãe. Ela por sua vez informou que o filho apresenta sinais de esquizofrenia, devendo ser requisitado exame para comprovar a doença.