Apoie o DCM

Ferido, piloto fez “último esforço” após avião despencar 5 mil metros

O piloto indiano Smit Machchhar. Foto: Reprodução

O piloto indiano Smit Machchhar afirmou que tentou recuperar o controle de uma aeronave da Flydubai após sofrer um ataque atribuído ao copiloto durante um voo entre Dubai e Tel Aviv. Ferido e caído no chão da cabine, ele percebeu a perda de altitude e decidiu agir novamente. “Eu estava deitado no chão, machucado, mas disse a mim mesmo para fazer um último esforço para abrir a porta por dentro”, relatou em conversa por vídeo com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

O avião perdeu mais de 17 mil pés, cerca de 5,2 mil metros, aproximadamente duas horas e meia após a decolagem. Passageiros e tripulantes contiveram o agressor, enquanto outra pessoa assumiu os controles. A aeronave seguiu para Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita, e pousou em segurança. A Flydubai informou que os 174 passageiros estavam seguros.

Machchhar recebeu atendimento hospitalar e depois seguiu para Abu Dhabi. A embaixada indiana nos Emirados Árabes Unidos afirmou que ele se recuperava bem. Com 17 anos de experiência na aviação, o comandante disse que não pretende tratar o ferimento como obstáculo: “Estou vendo isso como uma jornada que está acontecendo lentamente e vai levar tempo, mas estou confiante de que haverá recuperação”.