Piloto percebe risco de choque no ar, faz manobra brusca com avião e fere duas pessoas

Um Boeing 737 da Southwest Airlines realizou uma manobra de emergência para evitar uma colisão aérea nesta sexta-feira (25) próximo a Los Angeles, nos Estados Unidos. O voo, que partiu de Burbank com destino a Las Vegas, recebeu dois alertas de possível colisão logo após a decolagem, forçando os pilotos a executarem movimentos bruscos de subida e descida.
Dados do FlightRadar24 revelam que a aeronave desceu abruptamente 144 metros (equivalente a um prédio de 50 andares) seis minutos após a decolagem. Dois comissários de bordo ficaram feridos e receberam atendimento médico, segundo a companhia aérea. Nenhum passageiro se machucou. O comediante Jimmy Dore, que estava no voo, relatou no X: “O piloto teve que mergulhar agressivamente. Eu e muitas pessoas fomos lançados dos assentos e batemos a cabeça no teto”.
Apesar do susto, o voo pousou com segurança em Las Vegas. A Southwest Airlines informou que está colaborando com a Administração Federal de Aviação (FAA) para investigar o incidente. Registros preliminares sugerem que um avião privado voava em altitude semelhante, mas a FAA ainda não confirmou os detalhes.
Veja vídeo do monitoramento da aproximação entre os aviões:
A Southwest Airlines flight from Burbank, California, safely landed in Las Vegas after performing an emergency maneuver to avoid colliding with another aircraft on Friday.
Minutes after Southwest flight 1496 took off from Burbank, it rapidly descended 475 feet to avoid hitting… pic.twitter.com/9Q43PPQctD
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) July 26, 2025