Apoie o DCM

Pimenta elogia “esforço de despolitização” das Forças Armadas

Paulo Pimenta ao lado de Lula com expressões sérias
Lula e Paulo Pimenta, durante Café da Manhã com jornalistas. Foto: Ricardo Stuckert

Paulo Pimenta, o Ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), afirmou que “é nítido um esforço de despolitização” e do afastamento de militares “da pauta cotidiana da política do país”. Para ele, a relação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as Forças Armadas “se consolidou muito em um patamar de respeito”, principalmente após a suspeita de envolvimento de militares nos ataques golpistas de 8 de janeiro.

“A relação com as Forças Armadas se consolidou muito em um patamar de respeito. Acho que aconteceu um esforço importante para que as Forças Armadas voltassem a ser reconhecidas e assumissem o papel de instituições de Estado. É nítido um esforço no sentido de que haja um processo de despolitização, de afastamento das forças militares da pauta cotidiana da política do país. Eu acho que isso é bom para a democracia, isso é bom para o governo e isso é bom para as Forças Armadas”, disse o magistrado, em entrevista ao Valor Econômico.

Pimenta ainda disse que o fato de Lula ter devolvido a segurança presidencial ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi visto como um sinal de confiança e que acredita que essa aproximação está sendo bem recebida pelos militares.

“Eu acredito que sim. Com todas as lideranças que eu tenho conversado, eu percebo um ambiente de confiança recíproca e de disposição muito grande no sentido de recolocar as Forças Armadas, não só na maneira como eles se colocam, mas como a sociedade nos enxerga como instituições de Estado e não como instrumentos ou ferramentas de luta política partidária ou cotidiana”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link