Apoie o DCM

Pirâmide de R$ 370 mil em batalhão termina com condenação de militares

militares pirâmide financeira
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Superior Tribunal Militar (STM) manteve a condenação de três militares da Marinha envolvidos em um esquema de pirâmide financeira dentro do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Manaus (AM). Um suboficial da reserva e dois sargentos foram condenados a três anos e quatro meses de prisão por estelionato.

Segundo a decisão, o dinheiro arrecadado era direcionado às contas pessoais dos militares, que lucraram mais de R$ 370 mil com o golpe. O esquema ocorria dentro do próprio batalhão, na cantina militar, e usava a hierarquia e a confiança entre colegas para convencer militares mais jovens a contrair empréstimos consignados.

Após obterem os empréstimos, as vítimas repassavam cerca de metade dos valores ao trio sob a promessa de que uma empresa de investimentos quitaria as dívidas e geraria lucro. A defesa alegou que não houve fraude, mas apenas um negócio malsucedido. O STM manteve a condenação, mas decidiu não expulsar os militares das Forças Armadas.