PIX terá botão contra golpes: veja como funciona a nova ferramenta

Usuários do PIX agora contam com uma nova ferramenta de proteção contra golpes e fraudes. O Banco Central lançou o botão de contestação, que já está disponível em alguns aplicativos bancários e será obrigatório a partir de fevereiro de 2026. Com ele, a vítima pode acionar imediatamente o bloqueio do valor transferido assim que suspeitar de golpe. As instituições financeiras terão até sete dias para analisar o caso e, em situações confirmadas, o dinheiro deverá ser devolvido em até onze dias.
Segundo o Banco Central, a contestação só pode ser feita em casos de fraude, golpe ou coerção, não valendo para desacordos comerciais, arrependimento ou erro de digitação da chave. “Se ela tiver uma resposta negativa, a vítima precisa procurar o Procon ou a Justiça para requerer os seus direitos. Ou, então, tentar conversar com o seu próprio banco”, explicou Breno Lobo, chefe-adjunto do BC.
Especialistas acreditam que a medida trará mais segurança e agilidade no combate a criminosos. Para Mauro Ellovitch, promotor de Justiça especializado em investigação cibernética, “vai ajudar na identificação dos destinatários de contas ainda mais pegando o dinheiro lá. Vai facilitar com a prisão, com a identificação dos chamados ‘laranjas’, a gente consegue ir crescendo na investigação da hierarquia dentro das organizações criminosas”.