Apoie o DCM

PL faz planilha de olho em impeachment de Moraes; entenda

Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

Um parlamentar do PL montou uma planilha para calcular o potencial de senadores bolsonaristas que podem ser eleitos na próxima eleição. O objetivo é avaliar se o PL e seus partidos aliados conseguem conquistar 41 cadeiras no Senado em 2026, garantindo a eleição do presidente da Casa. A importância disso se dá pela possibilidade de o presidente do Senado decidir se acata ou não pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes.

Segundo a planilha, das 54 vagas em disputa na próxima eleição, 32 teriam chance de serem preenchidas por senadores bolsonaristas. Além disso, o documento aponta que 16 senadores já aliados ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro continuarão no Senado até 2031, somando um total de 48 possíveis apoiadores bolsonaristas após 2026.

Apesar desse número ser suficiente para eleger o presidente do Senado, ele ainda não é o bastante para aprovar um impeachment de ministro do STF, já que esse processo exige 54 votos, o equivalente a dois terços do coro.

O último pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes foi apresentado recentemente pela oposição, obtendo o apoio de 36 senadores. No entanto, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já indicou que não dará andamento ao processo. As informações são de Bela Mengale, de O Globo.