Planalto altera perfil de Secretária das Mulheres na Wikipedia e omite dado sobre corrupção
Do G1:
A rede de internet da Presidência da República foi utilizada nesta quinta-feira (16) para alterar o perfil da secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Peales, na Wikipedia, espécie de enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet.
Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo dos artigos do site. O registro de edições é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do dispositivo responsável pela mudança, que nada mais é do que um número de identificação atribuído a cada aparelho conectado à internet.
Na edição, foi suprimido o trecho que dizia: “É investigada na Operação Voucher, suspeita de ter destinado R$ 4 milhões de uma emenda parlamentar para uma ONG vinculada à área de turismo, onde trabalhava uma sobrinha.”
O autor da edição trocou esta frase pela informação de que ela nasceu no Amapá, onde se formou em sociologia.
“Foi no extremo norte do Brasil, no convívio com as mulheres da Floresta Amazônica, que firmou convicção da necessidade de defesa dos direitos da mulher e de ampliação dos espaços de participação feminina”, diz a página após a alteração.
Embora a rede utilizada para fazer a alteração tenha sido a do Palácio do Planalto, não necessariamente um funcionário do governo foi o responsável pela mudança, já que visitantes têm acesso à rede de internet sem fio da Presidência – quando uma pessoa vai ao palácio, ela é informada sobre o login e a senha do WiFi na portaria.