Apoie o DCM

Planeta é alvo de enormes explosões de estrela jovem; entenda

Um exoplaneta viscoso que aparenta desencadear emissões de radiação da estrela ao seu redor. Foto: Divulgação

Cientistas estão monitorando um exoplaneta gasoso que enfrenta uma situação inédita ao orbitar extremamente perto de uma estrela jovem. Esse exoplaneta, conhecido como HIP 67522 b, está tão próximo de sua estrela, ela que provoca erupções estelares massivas, maiores do que qualquer uma observada no Sol, afetando sua atmosfera e colocando sua existência em risco.

O fenômeno ocorre devido à interação do exoplaneta com o campo magnético de sua estrela, um astro jovem conhecido por emitir fortes explosões. “Uma estrela jovem desse tipo é uma fera furiosa, especialmente se você estiver tão próximo quanto esse planeta está”, afirmou Ekaterina Ilin, astrofísica do Instituto Holandês de Radioastronomia e autora do estudo publicado na Nature.

HIP 67522 está a 407 anos-luz da Terra, na constelação de Centauro, e tem apenas 17 milhões de anos, muito mais jovem que o nosso Sol, que possui 4,5 bilhões de anos. Ela possui o diâmetro similar ao de Júpiter, mas com apenas 5% de sua massa, está entre os exoplanetas mais “inflados” conhecidos. Ele orbita sua estrela a uma distância 5 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do Sol, completando uma volta em apenas sete dias.

A proximidade extrema com a estrela faz com que o planeta desencadeie erupções estelares, um fenômeno causado pela liberação de radiação eletromagnética da corona estelar. Esses eventos podem aquecer e inflar a atmosfera do planeta, composta principalmente por hidrogênio e hélio, podendo eventualmente expelir os elementos mais leves, transformando o exoplaneta em um sub-Netuno.