Apoie o DCM

Planeta gira mais rápido e tem o dia mais curto do ano nesta terça (22)

O planeta Terra. Foto: reprodução

Nesta terça-feira (22), a Terra completará sua rotação em torno do próprio eixo 1,34 milissegundo mais rápido que o normal, marcando o dia mais curto do ano. Em média, o planeta leva 86.400 segundos (24 horas) para girar, mas pequenas variações na velocidade são comuns. No início do mês, em 9 de julho, um fenômeno semelhante já havia ocorrido, e outra aceleração está prevista para 5 de agosto.

Apesar da mudança, não há motivo para preocupação. O encurtamento é imperceptível – um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos, muito mais que a diferença registrada. “A gente sabe que, de modo geral, a Terra vem desacelerando sua rotação desde a sua formação. Há bilhões de anos, um dia durava cerca de cinco horas”, explica Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional.

Em 2020, a Terra registrou os 28 dias mais curtos desde a adoção dos relógios atômicos na década de 1960. O recorde atual foi em 29 de junho de 2022, quando o dia foi 1,59 milissegundos mais curto que o normal. Cientistas ainda não sabem ao certo o que causa essas variações, mas acreditam que fatores como o núcleo terrestre, os oceanos e a atmosfera influenciam.

Apesar da aceleração momentânea, a tendência de longo prazo é de desaceleração gradual. Os especialistas destacam que essas flutuações são normais e não afetam a vida cotidiana. A precisão dos relógios atômicos, no entanto, permite detectar até mínimas variações, mostrando como a dinâmica da Terra é complexa.