Apoie o DCM

Planos de saúde começam a atender pacientes do SUS; veja quem tem direito

Recepção de unidade hospitalar exibe placa com logo do SUS – Foto: Reprodução

Pacientes do SUS poderão, a partir deste mês, receber atendimento gratuito por planos de saúde, graças ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A proposta permite que operadoras privadas troquem dívidas com o governo pela oferta de consultas, exames e cirurgias à rede pública. O edital será publicado no dia 4, e o cadastro das operadoras começa no dia 11 de agosto. Os serviços devem começar a ser prestados ainda neste mês.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, os atendimentos por planos só ocorrerão quando houver carência de atendimento pelo SUS, e os pacientes seguirão o fluxo normal de encaminhamento. Não será possível escolher o hospital privado, nem optar pelo atendimento via plano. As operadoras interessadas precisarão atender critérios técnicos e oferecer uma quantidade mínima de procedimentos por mês.

A expectativa é que até R$ 750 milhões em dívidas dos planos com o SUS sejam quitados com prestação de serviços. A ANS será responsável pela fiscalização, e o governo afirma que não haverá prejuízo aos beneficiários dos planos privados. Especialistas veem a medida como positiva para reduzir filas, desde que haja controle de qualidade e transparência.