Apoie o DCM

PM de Pernambuco age como milícia de Bolsonaro, diz Kennedy Alencar

Reprodução

Da coluna de Kennedy Alencar no UOL:

A Polícia Militar de Pernambuco agrediu violentamente manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro no protesto de hoje em Recife. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que houve repressão sem justificativa. A ação da PM pernambucana é preocupante porque revela a afinidade de Polícias Militares de estados com o bolsonarismo, o que é um risco para a democracia. O presidente Jair Bolsonaro não esconde de ninguém as suas aspirações golpistas. Vive frequentando quartéis e estimulando a violência policial como política de segurança pública. Nessas visitas, sempre sobra tempo para ameaçar a democracia. (…)

VEJA – VÍDEO: Polícia reprime manifestantes em Recife

Houve um claro abuso de poder em Recife. O governador Paulo Câmara (PSB) tem sido corretamente questionado a punir tal abuso. A vice-governadora do Estado, Luciana Santos (PC do B), disse que não houve autorização de Câmara para a repressão, o que só agrava os acontecimentos. A afinidade do bolsonarismo com as PMs é uma ameaça real à democracia brasileira. Bolsonaro tem agido para criar um aparato paraestatal a fim de não aceitar provável derrota eleitoral no ano que vem. As suspeitas infundadas que lança contra o voto impresso e as falas diárias sugerindo que pode dar um golpe são estímulos a abusos de poder como o que ocorreu neste sábado em Recife.

VEJA – VÍDEO: Em Recife, policial usa spray de pimenta contra vereadora do PT

Os ataques da PM pernambucanas às pessoas que se manifestavam democrática e pacificamente contra Bolsonaro não podem ser normalizados. O direito de manifestação é constitucional. Na história recente, houve motins de PMs contra governadores. O que vimos em Pernambuco é ainda mais grave. Bolsonaro quer que essas polícias virem a sua milícia política. Em Recife, a PM agiu exatamente assim neste sábado.