Apoie o DCM

PMs compraram quase 25 mil armas no 1º semestre de 2021; número é 116% maior que ano anterior

Foto: Reprodução

No primeiro semestre deste ano, policiais militares compraram 24.991 armas de uso pessoal. O número é 116% maior que o total adquirido durante todo o ano de 2020. A informação é do Globo.

O incremento das compras se reflete em um crescimento no total de armas pessoais nas mãos de policiais. Em junho deste ano, o arsenal era de 535.569 armas, crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior, 510.578.

O volume de armas havia apresentado queda assim que o presidente Jair Bolsonaro assumiu. De 2018 para 2019, o total de exemplares particulares de PMs sofreu uma redução de 2,3%. No ano seguinte, já houve aumento de 2,3%.

Leia também

1- Bolsonarista Juliana Paes diz que discussão política deve ser evitada na paquera e é ironizada por internautas

2- VÍDEO: Homem é espancado após ignorar agressor homofóbico em Santa Catarina

Especialistas em segurança pública veem o aumento com preocupação

A advogada e socióloga Carolina Ricardo, diretora-executiva do Sou da Paz, ressalta que o aumento acompanha uma tendência nacional, incentivada por mudanças legislativas promovidas pelo governo.

“O aumento planta dúvidas: será que parte desses policiais está contaminada pela politização excessiva? Será que eventualmente poderia pegar em armas para fins políticos? Não estou falando de insurgência da tropa, mas de casos específicos. Isso preocupa”, diz Carolina.