Apoie o DCM

Pneumonia de origem desconhecida e ‘mais forte que o covid-19’ mata centenas no Cazaquistão

Do Global Times:

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou na quinta-feira os cidadãos chineses que vivem no país de uma pneumonia local de causa desconhecida, que a mídia local informou ter uma taxa de mortalidade “muito maior” que a COVID-19.

A pneumonia desconhecida no Cazaquistão causou 1.772 mortes nos primeiros seis meses do ano, incluindo 628 pessoas apenas em junho, incluindo cidadãos chineses, disse a embaixada em comunicado na plataforma WeChat na quinta-feira, citando relatos da mídia cazaque.

A taxa de mortalidade da doença é muito maior do que o COVID-19, e organizações como o departamento de saúde do Cazaquistão estão estudando o “vírus desta pneumonia”, informou a embaixada. Não há indicação de que esta doença esteja relacionada ao COVID-19.

Alguns especialistas chineses disseram que medidas devem ser tomadas para impedir que a pneumonia se espalhe pela China. O Cazaquistão faz fronteira com a região autônoma de Xinjiang Uygur, no noroeste da China. A embaixada está lembrando aos cidadãos chineses no Cazaquistão que conscientizem-se sobre as medidas para impedir a propagação do vírus. A embaixada citou a mídia local dizendo que desde meados de junho quase 500 pessoas foram infectadas com a pneumonia em três regiões do Cazaquistão.

(…)