Apoie o DCM

“Pode ser o exército dos EUA que trouxe a epidemia para Wuhan”, diz porta-voz do governo chinês

Foto: Reprodução

Da Reuters:

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China sugeriu na quinta-feira que os militares dos EUA podem ter levado o coronavírus à cidade chinesa de Wuhan, que foi a mais atingida pelo surto, dobrando a guerra de palavras com Washington.

A China se ofendeu com os comentários de autoridades americanas, acusando-o de ser lento em reagir ao vírus, detectado pela primeira vez em Wuhan no final do ano passado e de não ser suficientemente transparente.

Na quarta-feira, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Robert O’Brien, disse que a velocidade da reação da China ao surgimento do coronavírus provavelmente custou ao mundo dois meses quando ele poderia estar se preparando para o surto.

Em um tuíte com palavras fortes, escrito em inglês em sua conta verificada no Twitter, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que eram os Estados Unidos que não tinham transparência.

“Quando o paciente zero começou nos EUA? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ser o exército dos EUA que trouxe a epidemia para Wuhan. Seja transparente! Torne públicos seus dados! Os EUA nos devem uma explicação! Zhao escreveu.

(…)