Polícia abre inquérito após ataque racista contra Vini Jr. nas redes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar uma denúncia de injúria racial contra Vinícius Júnior, atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) iniciou a apuração após o Ministério Público do Rio de Janeiro encaminhar o caso.
A denúncia anônima chegou à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos pelo Disque 100 e apontou um comentário em rede social: “Depois não quer ser chamado de macaco”. A mensagem foi publicada em 16 de abril de 2026, em uma postagem relacionada ao jogador, após o confronto entre Real Madrid e Bayern de Munique pela Liga dos Campeões.
Em despacho assinado em 8 de junho, o promotor André Luís Cardoso determinou o envio do procedimento à Decradi. Os investigadores pediram à Meta os dados cadastrais vinculados ao perfil investigado e preveem ouvir Vini Jr. e o suspeito. O atacante afirma ter sofrido ao menos 20 episódios de racismo em quase dez anos no Real Madrid.
