Polícia alemã pede para torcedores trocarem álcool por maconha na Eurocopa

Neste domingo (16), durante a estreia da seleção inglesa na Eurocopa, policiais na Alemanha solicitaram que os torcedores da Inglaterra fumem maconha em vez de beber álcool. A medida, segundo jornais britânicos como The Sun e The Times, é uma tentativa de evitar comportamentos agressivos antes e depois do jogo contra a Sérvia, considerado um evento de “alto risco” pelas autoridades alemãs.
A Eurocopa, que teve início na sexta-feira (14), está sendo realizada na Alemanha, onde o consumo de cannabis foi descriminalizado. A partida entre Sérvia e Inglaterra ocorrerá em Gelsenkirchen, no estádio do Schalke 04, às 16h (horário de Brasília).
Para conter potenciais comportamentos agressivos, a polícia proibiu a venda de bebidas alcoólicas com alto teor alcoólico no evento. Embora o consumo de cannabis não seja permitido dentro dos estádios, bares ou praças da cidade, os torcedores estão autorizados a fumar nas ruas. A legalização da maconha na Alemanha entrou em vigor em 1º de abril deste ano.
“Não é problema fumar maconha na rua. Se virmos um grupo de pessoas bebendo álcool e parecendo um pouco agressivos, e outro grupo fumando maconha, abordaremos o grupo que bebe álcool. Beber álcool pode tornar alguém mais agressivo, e fumar cannabis deixa as pessoas de bom humor. Nosso foco será nos fãs que estão bebendo e potencialmente se tornando violentos”. explicou Stephan Knipp, porta-voz da polícia.