Apoie o DCM

Polícia do RS prende sete pessoas por apologia ao nazismo

Material apreendido pela polícia
Material apreendido pela polícia. Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu sete indivíduos por apologia ao nazismo e associação criminosa durante a terceira etapa da Operação Accelerare. Iniciada em maio deste ano, o objetivo da operação é desmantelar grupos neonazistas e extremistas no Estado, conforme divulgado em comunicado no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira (14).

A ação, que mobilizou cerca de 100 policiais na Fase 3 da operação, incluiu a execução de mandados de busca, apreensão e prisão preventiva. A operação contou com o apoio do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e com a colaboração das polícias de São Paulo, Paraná e Ceará.

A Operação Accelerare teve início após uma denúncia anônima sobre a presença de grupos extremistas e neonazistas no Rio Grande do Sul. A primeira fase resultou na prisão em flagrante de três suspeitos que já estavam sendo monitorados pela Delegacia de Combate à Intolerância (DPCI) e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Em junho, a segunda fase da operação focou na apreensão de celulares e computadores. A análise dos dados extraídos desses dispositivos, com o suporte de peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP), permitiu a identificação de células neonazistas com inclinações extremistas, separatistas e racistas.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link