Apoie o DCM

Polícia encontra segunda parte do material radioativo furtado em SP

Recipientes nos quais estavam materiais radioativos furtados em São Paulo; Divulgação/CNEN

A Polícia Militar de São Paulo encontrou, na tarde deste sábado (6), uma nova parte do material radioativo roubado na Zona Leste da cidade na última segunda-feira (1º). Em nota, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) afirmou que a polícia localizou, por volta das 13h, cinco cilindros utilizados para armazenar o material radioativo roubado. Anteriormente, outra parte das embalagens foi encontrada na sexta-feira (5).

No sábado, policiais militares da Companhia de Ações Especiais de Polícia Sudeste estavam em patrulhamento quando receberam informações sobre a localização de parte do material.

A equipe, conversando com o proprietário de um ferro-velho, descobriu que o material foi vendido para o dono de uma loja de baterias na Avenida Itaquera. Lá, o material foi encontrado, e três pessoas, de 21, 25 e 53 anos, foram presas por porte de material nuclear e receptação. A ocorrência foi registrada no 53º DP (Parque do Carmo). Ainda falta encontrar outra parte do material roubado. De acordo com a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o item ainda desaparecido é um dos cilindros do gerador de Ge-68/Ga-68.

Segundo a SSP, a CNEN informou que o IRD (Instituto de Radioproteção e Dosimetria) está finalizando um relatório sobre as taxas de radiação do material em caso de manipulação e adiantou que o resultado não é preocupante.A CNEN realizou uma operação para monitoramento de radiação no Jardim Iguatemi, na zona leste, onde foi encontrada uma embalagem com geradores de 99Mo/99Tc, e não detectou risco de contaminação.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link