Apoie o DCM

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em universidade paulista

Operação da Polícia Federal em universidade paulista
Imagem: Divulgação

Do UOL.

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na sede da Universidade Brasil na capital paulista e em mais dois endereços na 2ª fase da Operação Vagatomia, que teve a fase inicial deflagrada em setembro de 2019 para apurar fraudes no Fies (Financiamento Estudantil do Governo Federal) e na venda de vagas para o curso de medicina em São Paulo.

Desta vez, a operação tem como objetivo, segundo a PF, “cessar ameaças e intimidações proferidas pelo atual reitor a testemunhas e à colaboradora da investigação, bem como em razão do receio externado por pais e alunos em decorrência do comportamento intimidatório”. Assim, estão sendo cumpridos mandados também no escritório e residência do atual reitor.

Em setembro, a 1ª fase da operação resultou na prisão e o afastamento do antigo reitor e dono da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa.

Segundo a PF, um novo reitor assumiu as funções e “deu início a uma série de ofensas e ameaças à colaboradora das investigações, testemunhas e autoridades públicas responsáveis pela apuração dos crimes cometidos pela organização criminosa investigada na Operação Vagatomia”.

(…)