Apoie o DCM

Polícia Federal investiga se governo Bolsonaro está bancando manifestações do 7 de setembro

Palácio do Planalto, onde fica Bolsonaro
Equipe de Bolsonaro é investigada

A equipe de Bolsonaro está sendo investigada pela Polícia Federal. A PF quer saber qual a participação do Palácio do Planalto na organização dos protestos de 7 de setembro. É averiguado se o grupo do presidente vem financiando a manifestação com dinheiro.

Segundo a CNN, duas pessoas prestaram depoimentos sobre o caso. Eles foram questionados porque ocorreram encontros deles com integrantes poderosos do governo.

O caminhoneiro Zé do Trovão foi perguntado sobre o encontro que teve com os ministros Augusto Heleno e Gilson Machado. Ele nega que as reuniões foram para falar dos atos.

Os delegados da PF também indagaram se ele sabia quem está financiando o movimento. O caminhoneiro declarou que através de doações por Pix. “Que não houve aporte de dinheiro público para os fins  do movimento em questão; Que não sabe o motivo para a coleta de dinheiro de particulares para financiar o movimento ser transferido para uma chave PIX ligada à Coalizão Pró-Civilização Cristã”, diz trecho do depoimento.

Os policiais dizem que tem mais detalhes sobre a organização dos atos e fez questionamentos sobre isso. “Que ao ser perguntado sobre outro vídeo publicado no Youtube, no dia 17 de agosto, no qual Bruno Henrique Semczeszm diz que a concentração inicial dos apoiadores do seu movimento irá acontecer na sede do Parque Leão, uma empresa de eventos localizada no Recanto das Emas/DF, que tem como sócios Maria Marques Costa Leão e Stefânia Marques Leão Fernandes, o declarante respondeu que não conhece essas pessoas; Que não sabe quem foi o responsável por localizar e alugar esse espaço: Que não sabe qual foi o valor pago pelo aluguel, Que não sabe a conta que o valor ele foi ou seria depositado”, afirma outra parte do depoimento.

O delegado ainda quis saber qual a participação da deputada Carla Zambelli nos protestos. Ele relatou que o apoio é ideológico.

Leia mais:

1 – Chico Buarque vai se casar com advogada Carol Proner

2 – Paula Fernandes explica participação em disco de Sérgio Reis e manda indireta para Luan Santana

3 – MP joga bomba no colo de Dória para decidir quem pode se manifestar na Paulista no 7 de setembro

Ministros de Bolsonaro se manifestaram

Augusto Heleno foi perguntado pela CNN sobre o caso. Ele negou participação nos atos. “Já estive com alguns caminhoneiros em encontros fortuitos. Jamais conversei sobre paralisações ou manifestações. Foram sempre conversas apolíticas e apartidárias mostrando a importância da categoria e o esforço de vários setores do governo em apoiá-los e atender suas demandas”, afirmou.

Gilson relatou que teve encontro com os organizadores, mas de forma casual. Eles se viram enquanto almoçavam em um restaurante e parou para tirar fotos a pedidos deles.

Carla comentou que tem divulgado o protesto, mas não é organizadora. Comentou que apenas vai participar da manifestação em São Paulo.