Polícia investiga caso de tiktokers que deram macaco de pelúcia e banana para crianças negras

As influencers Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha estão sendo investigadas pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) após um vídeo publicado por ambas onde elas “presenteiam” crianças negras com uma banana e um macaco de pelúcia.
De acordo com a Polícia Civil do Rio, os vídeos serão analisados, e diligências estão em andamento para identificar os envolvidos e apurar os fatos. O vídeo repercutiu na última semana.
As influenciadoras digitais foram denunciadas por Fayda Belo, especialista em Direito antidiscriminatório, na última terça-feira (30). Fayda afirmou que o material apresenta o chamado “racismo recreativo”, que ocorre quando alguém usa de “discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão”. Os vídeos também violaram o Estatuto da Criança e do Adolescente ao expor as crianças, segundo a especialista.
Kérollen e Nancy foram procuradas acerca do episódio mas não se manifestaram. Após a repercussão do caso, a conta delas no Instagram impediu que novos comentários fossem feitos nas publicações. O único posicionamento feito pela dupla foi a publicação de um story no qual está escrito o versículo bíblico Isaías 43:25: “Mas sou eu, eu mesmo, que apago os seus pecados por amor de mim, e que nunca mais se lembra deles”.