Apoie o DCM

Polícia lavajateira desembarca na Bahia e tem como alvo Jaques Wagner

Jacques Wagner. Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Do G1

A Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (26), na Operação Cartão Vermelho, que apura irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão da Arena Fonte Nova.

A obra, segundo laudo pericial, foi superfaturada em valores que, corrigidos, podem chegar a mais de R$ 450 milhões, sendo grande parte desviado para o pagamento de propina e o financiamento de campanhas eleitorais.

Agentes da Polícia Federal cumprem, ao menos, um dos mandados em um escritório no terceiro andar do empresarial Max Center, localizado no bairro do Itaigara.

Dentre as irregularidades que foram apontadas no inquérito policial, estão fraude na licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

Conforme apurado durante as investigações, a licitação que culminou com a Parceria Público- Privada (PPP) foi direcionada para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações (FNP), formada pelas empresas Odebrecht e OAS.

Os mandados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, são cumpridos em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos no esquema criminoso, e têm por objetivo possibilitar a localização e a apreensão de provas complementares dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro. Os locais alvos de mandados não foram divulgados pela PF.

(…)

PS: Bahia é o Estado de Jacques Wagner, ex-governador do Estado, liderança petista que é cogitada como alternativa a Lula, no caso do ex-presidente ser banido da vida pública por decisão da Justiça. Os contratos investigados foram assinados na época em que Wagner governava o Estado, o que faz despertar a suspeita de que, a exemplo de quase tudo que acontece na Lava Jato, o alvo dessa operação é Wagner.

O jornal A Tarde, de Salvador, cravou que o alvo da operação é o ex-governador:
O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, é alvo da Operação Cartão Vermelho, deflagrada nesta segunda-feira, 26, pela Polícia Federal (PF). Eles apuram superfaturamento na construção e demolição da Arena Fonte Nova.

Segundo as investigações, também foram evidenciados em inquérito policial a fraude em licitação, o desvio de verbas públicas, além de corrupção e lavagem de dinheiro. A polícia apurou que a Parceria Público e Privado (PPP) resultou em benefício para as construtoras Odebrecht e OAS, ambas investigas pela Operação Lava Jato.

Os valores corrigidos, segundo o laudo policial, podem chegar em mais de R$ 450 milhões, sendo que uma grande parte desse valor foi desviada para o pagamento de propina e financiamento de campanhas eleitorais. Ao todo, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e endereços dos envolvidos.