Apoie o DCM

Policiais criticam “postura traiçoeira” de Lula e insinuam represália: “Não será esquecida”

Lula, presidente do Brasil. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, porém, sua decisão de vetar pontos cruciais desagradou os policiais, levando sindicatos e entidades representativas da categoria a emitirem uma nota de repúdio, acusando o governo de traição.

Em nota, os sindicatos afirmam que essa postura traiçoeira do governo Lula não será esquecida e prometem pressionar pela derrubada dos vetos no Congresso, considerados “vergonhosos e humilhantes”.

Dentre os trechos vetados, destacam-se medidas como aposentadoria integral, carga horária máxima de 40 horas semanais, pagamento de indenizações por insalubridade, ajuda de custo em casos de remoção para outra cidade, além de licença-gestante, licença-maternidade e licença-paternidade. O governo justificou os vetos alegando inconstitucionalidade e “interferência indevida na organização político-administrativa do ente federado”.

As entidades que representam os policiais manifestaram “repúdio, revolta, decepção, perplexidade e indignação” com os vetos, destacando uma posição política que vai contra o acordo estabelecido após meses de diálogo. Alegam uma traição às entidades de classe, aos congressistas, à categoria de policiais civis do Brasil e à sociedade brasileira.

A nota também critica a “intransigência” do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do advogado-geral da União, Jorge Messias, signatários dos vetos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link