Políticos e religiosos homenageiam dom Cláudio Hummes

Foto: Sebastião Salgado/Estadão Conteúdo
Políticos e religiosos prestaram homenagem ao arcebispo emérito de São Paulo dom Cláudio Hummes após a morte do cardeal nesta segunda-feira (4) em decorrência de um câncer de pulmão.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse nas suas redes sociais: “A passagem de Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, enluta todos os católicos do nosso Estado. Sua ação e fé fortaleceram a Igreja Católica. Que sua trajetória de dedicação a Deus e ao povo continue a nos servir de exemplo e inspiração.”.
A passagem de Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, enluta todos os católicos do nosso Estado. Sua ação e fé fortaleceram a Igreja Católica. Que sua trajetória de dedicação a Deus e ao povo continue a nos servir de exemplo e inspiração.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) July 4, 2022
Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) também usaram as redes para prestar condolências ao religioso.
“Cardeal Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, nos deixou nessa segunda-feira. Fica seu exemplo de fraternidade e amizade social que não se limitou a palavras”, disse Haddad.
Cardeal Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, nos deixou nessa segunda-feira. Fica seu exemplo de fraternidade e amizade social que não se limitou a palavras.
? @ricardostuckert pic.twitter.com/hc2GyUmf34— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) July 4, 2022
“Homem de fé e devoção, Dom Cláudio Hummes nos deixa o exemplo de uma vida dedicada a servir ao próximo. Que Deus o acolha”, escreveu Tarcísio no Twitter.
Homem de fé e devoção, Dom Cláudio Hummes nos deixa o exemplo de uma vida dedicada a servir ao próximo. Que Deus o acolha.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 4, 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tinha uma relação próxima com o cardeal desde os anos 1970, quando o petista presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o religioso era bispo de Santo André, também se manifestou.
“Manifesto meu pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes. Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas”, disse Lula.
Manifesto meu pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes. Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas.
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/hwGpIYkkzB
— Lula (@LulaOficial) July 4, 2022
Além dos políticos, o perfil do sindicato também homenageou o cardeal no Twitter. Hummes deu apoio ao movimento da entidade durante a ditadura militar.
O padre Júlio Lancellotti postou fotos antigas ao lado de Hummes em seu perfil no Instagram. Em uma das publicações escreveu: “Saudades de nosso querido Cardeal D Cláudio Hummes”.
Ver essa foto no Instagram
Em nota, o arcebispo dom Odilo Scherer afirmou que o cardeal passava por “prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”.
A Canção Nova também homenageou o cardeal em nota e escreveu: “agradecemos a Deus o dom da vida de Dom Cláudio para a Igreja do Brasil e do mundo”.