Apoie o DCM

Polo GTS, Audi A4, Renault Stepway: os carros que saíram de linha em 2025

Toyota Yaris hatch.

A entrada do Proconve L8 e a reorganização global de portfólios das montadoras aceleraram a saída de linha de alguns modelos no Brasil em 2025. O movimento não ficou restrito a carros com vendas baixas: em vários casos, a decisão foi estratégica, para abrir espaço a lançamentos e evitar que adaptações para emissões deixassem versões inviáveis no preço final. As informações são do Estadão.

Entre os modelos que se despedem estão o Toyota Yaris hatch e sedã, encerrados para liberar a fábrica de Sorocaba (SP) ao Yaris Cross, e o Jeep Compass diesel, que perdeu o 2.0 Multijet 170 cv para escapar do custo extra exigido pelo novo padrão ambiental. Também saíram de cena o Renault Stepway, último sobrevivente da plataforma B0, e o Audi A4, substituído na estratégia da marca pelo novo A5.

Na lista de despedidas ainda aparecem o Peugeot e-2008, que não sustentou o preço e terminou com descontos pesados, além dos Seres 3 e 5, que deixaram o país após dificuldades de rede e operação. Já o Volkswagen Polo GTS foi cortado para reorganizar a “escadinha” da marca com a chegada do Tera e abriu espaço ao Nivus GTS com o mesmo 1.4 turbo de 150 cv. A Jaguar também retirou E-Pace, F-Pace e I-Pace do mercado local em meio ao reposicionamento e à transição para uma nova fase.

Para 2026, alguns modelos entram como “zumbis”, vivendo de estoque e com futuro incerto, como Neta X e Aya, além do Suzuki Jimny Sierra, que enfrenta limites de emissões e dúvidas sobre a operação da marca. O Subaru Forester aparece no mesmo cenário, com unidades no país datadas de 2023, poucas atualizações e preço alto, o que deixa o SUV em uma situação de vitrine e com horizonte curto no Brasil.