Apoie o DCM

Pomada de cabelo leva mais de 100 pessoas a Pronto Socorro no Rio; entenda

Mão mostrando pote com pomada de cabelo azul para a câmera
Pacientes tiveram queimaduras nas córneas após contato de pomada de cabelo com os olhos – Reprodução/Agência Brasil

No último fim de semana, um incidente levou mais de 100 pessoas a procurarem atendimento na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. O motivo das queixas foi o contato acidental de pomada modeladora de cabelos com os olhos, resultando em queimaduras nas córneas. Os casos ocorreram nos dias 25 e 26 de dezembro.

Os afetados eram indivíduos que optaram por penteados, como tranças, fixados com o referido produto para celebrar a noite de Natal. Infelizmente, ao molharem os cabelos, a água transportou o ingrediente químico diretamente para os olhos, causando danos sérios. As lesões na córnea podem gerar irritação, inchaço, visão turva e, em casos extremos, resultar em cegueira temporária, além de provocar intensa dor.

As autoridades de saúde, incluindo a Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, já deram início a uma investigação epidemiológica. O objetivo é identificar as marcas específicas dos produtos utilizados pelos pacientes e mapear os estabelecimentos onde os penteados foram realizados ou os produtos foram adquiridos.

Vale ressaltar que algumas marcas de pomadas encontram-se com a comercialização e uso suspensos em todo o Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa medida foi adotada devido à presença de insumos considerados prejudiciais à saúde, especialmente aqueles que provocam intoxicação ocular.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link