Apoie o DCM

Pondé prega voto em Lula contra Bolsonaro em 2022

Lula e Luiz Felipe Pondé. Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/YouTube

Da coluna do filósofo direitista Luiz Felipe Pondé na Folha de S.Paulo.

Num dado momento do filme “Alien vs. Predador”, de 2004, a narrativa tem que fazer uma escolha entre os dois vilões. E escolhe o Predador, que pelo menos tem forma mais próxima daquela humana e demonstra uma mínima capacidade de empatia.

LEIA NO DCM – Por que Pondé odeia tanto a USP que o formou?

Num cenário de horror eleitoral em 2022, Bolsonaro é o Alien e Lula é o Predador. Numa eventual disputa no segundo turno em 2022 entre Bolsonaro e Lula, a sensibilidade conservadora indica que o Lula seria a opção menos ruim. Muitos subirão pelas paredes. Se isso acontecer com você é porque você é simplesmente ignorante acerca do assunto.

LEIA MAIS – Até Pondé pede impeachment de Bolsonaro: “O povo deve ir pras ruas pedir a demissão do assassino”

Antes de tudo, deixemos claro que especulamos aqui sobre um cenário de horror eleitoral. A melhor opção seria o impeachment de Bolsonaro já. Se tivéssemos alguma opção viável melhor do que o cenário “Alien vs. Predador”, a conversa seria outra. Os dois são péssimos.

(…)

Por que Lula? Os governos Lula foram melhores até agora do que o de Bolsonaro está sendo. Provavelmente, ele teria gerido melhor a peste.

Claro, ambos são figuras duvidosas do ponto de vista ético, mas escolhas políticas são escolhas que vão além do que gostaríamos que o mundo fosse, como afirma Maquiavel.

Lula faz acordos melhor do que Bolsonaro. Tem uma tendência apaziguadora e é muito mais inteligente. Provavelmente aprendeu um tanto nesses anos e pode querer imitar Mandela: nada de vinganças. Bolsonaro é um zumbi. A praga petista foi seguida pelo apocalipse zumbi dos bolsonaristas comedores de cérebro. Patinamos até hoje.

(…)

Lula é de esquerda, mas Bolsonaro é que está tentando transformar o Exército em sua milícia, corrompendo a moral da tropa, dividindo as Forças Armadas, como Hugo Chávez fez na Venezuela.

(…)

A nossa história recente aponta para Lula como o candidato conservador em 2022. O STF já sabe disso. As Forças Armadas também. Eu sei: a vida não é para iniciantes.