Apoie o DCM

Pony EV da BYD é lançado na China e escancara desigualdade com mercado brasileiro

Pony EV na China. Foto: Divulgação

O lançamento do Pony EV, carro elétrico compacto da montadora chinesa BYD, tem chamado atenção de consumidores e especialistas brasileiros. Vendido por cerca de R$ 27 mil em conversão direta, o modelo é voltado ao uso urbano, tem autonomia de até 150 km e representa a estratégia da China de massificar os veículos elétricos com preços acessíveis.

Enquanto isso, no Brasil, os modelos elétricos mais baratos ultrapassam facilmente os R$ 100 mil, como é o caso do Renault Kwid E-Tech e do JAC E-JS1. A disparidade nos preços evidencia não apenas a diferença de escala produtiva entre os dois países, mas também o impacto da carga tributária e da ausência de políticas públicas robustas voltadas à eletrificação veicular no mercado nacional.

Com visual retrô e espaço para dois ocupantes, o Pony EV já circula em diversas cidades chinesas, impulsionado por uma rede de infraestrutura e subsídios governamentais que tornam sua aquisição viável para a população. No Brasil, modelos semelhantes ainda são restritos a nichos de mercado, com importações limitadas e pouca oferta de incentivo ao consumidor final.