Popeye e Tintim: personagens clássicos de 1929 entram em domínio público

A partir de 1º de janeiro de 2025, os personagens Popeye e Tintin, criados em 1929, entraram oficialmente em domínio público nos Estados Unidos. Isso significa que as versões originais dos personagens, presentes nas tirinhas “Thimble Theatre” e “Le Petit Vingtième”, podem ser usadas livremente por qualquer pessoa, sem a necessidade de pagar ou obter autorização pelos direitos autorais.
Embora as versões originais possam ser livremente adaptadas, alguns elementos icônicos ainda permanecem protegidos. No caso de Popeye, a cena famosa onde ele ganha força ao consumir espinafre, introduzida em 1932, não faz parte do domínio público.
O mesmo vale para certos detalhes das versões mais modernas dos personagens, como os elementos coloridos, que podem estar protegidos por registros mais recentes. A liberação também não se aplica a adaptações coloridas de Tintin, que ainda mantém restrições, especialmente na Europa, onde os direitos sobre Hergé, seu criador, vão até 2054.
Essa liberação faz parte de uma série de obras de 1929 que agora estão acessíveis ao público, como livros de Hemingway, Faulkner, filmes de Hitchcock e trilhas sonoras de Mickey Mouse.