“População pagará pela felicidade dos igrejeiros”, diz Streck sobre PEC da imunidade

O jurista Lenio Streck foi às redes sociais nesta quinta-feira (2) para criticar a PEC da imunidade, que amplia a imunidade tributária de igrejas e entidades religiosas de qualquer culto. A proposta passa a incluir a compra de bens, como carros e imóveis, além do salário de pastores e outros líderes religiosos.
“PEC 5/2023 muda a Constituição para que as igrejas, ao comprarem bens (helicóptero, jatinho, carro, celular etc), recebam cash Back (devolução do imposto). Ou seja, eis o ornitorrinco: a igreja receberá crédito fiscal de 1 imposto que não é devido a ela (é da empresa vendedora) e lesa a população que pagará pela felicidade dos igrejeiros”, escreveu no X, antigo Twitter.
“É como se alguém professasse uma crença de comer pescoços de galos-índio para entrar no céu e o resto da população pagasse pelos pescoços. Esse fracasso brasileiro é produto de muito esforço…e fé! Muita fé!”
PEC 5/2023 muda a Constituição para que as igrejas, ao comprarem bens (helicóptero, jatinho, carro, celular etc), recebam cash Back (devolução do imposto). Ou seja, eis o ornitorrinco: a igreja receberá crédito fiscal de 1 imposto q não é devido a ela (é da empresa vendedora) e…
— Lenio Luiz Streck (@LenioStreck) January 2, 2025
