Apoie o DCM

Por omissão de Pazuello e ataques de Bolsonaro, governadores organizam compra conjunta de vacinas

Da Coluna de Josias de Souza no UOL:

Bolsonaro e Pazuello. Foto: Reprodução

Acusados por Jair Bolsonaro de “fechar os estados”, os governadores decidiram reagir coletivamente. Em entrevista à coluna, Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, informou que os estados e o Distrito Federal realizarão compras conjuntas de vacinas. Nesta terça-feira, 18 governadores visitarão, em Brasília, a sede da empresa União Química, que representa no Brasil a vacina russa Sputnik V. Articulam também uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

De acordo com Casagrande, os 27 governadores estão comprometidos com o movimento. “Não haverá a formalização de um consórcio. Nossa ideia é comprar cotas proporcionais à população de cada estado. Nenhum estado comprará mais do que o equivalente ao percentual de sua população. Sempre que comprarmos, haverá uma distribuição equitativa de doses. E cada estado pagará a sua cota, fazendo um contrato com o laboratório.”

Após um ano de pandemia, o país vive o pior momento. Casagrande lamentou o comportamento de Bolsonaro. “Hoje, temos 20 estados com dificuldades de atender às pessoas que precisam de UTI. E o presidente, na semana do pior momento da pandemia, dá uma declaração menosprezando as máscaras. Não é fácil. Por isso iremos a Brasília. Já fizemos uma reunião com o Rodrigo Pacheco [presidente do Senado]. Estamos pedindo para que seja nesta terça-feira a reunião com o Arthur Lira.”

(…)

.x.x.x.

LEIA TAMBÉM: Governadores acusam Bolsonaro de distorcer dados sobre repasse: “Confunde e engana a população”